Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

27 dezembro 2016

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Balanço de 2016 do Escolhas traz importantes resultados e novos desafios

Instituto quer ampliar sua presença a fim de disseminar conhecimento sobre meio ambiente e economia

Neste ano, o Instituto Escolhas se consolidou com um think tank e reforçou sua missão de qualificar o debate sobre sustentabilidade a partir da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Com isso, o Instituto alcançou importantes resultados, como a elaboração de estudos e o desenvolvimento de plataforma e eventos voltados à sustentabilidade.

Em setembro, o Escolhas lançou a plataforma digital #QuantoÉ? plantar floresta, cujo objetivo é ajudar a calcular o valor necessário para recuperar a área que foi desmatada nas propriedades rurais e a receita que a exploração econômica do plantio da floresta pode gerar. Já no primeiro mês de lançamento, a plataforma recebeu mais de dois mil usuários, que puderam fazer simulações de custos para a recuperação florestal. Pensando sobre a questão das florestas, o Escolhas apresentou, ainda, no início de novembro, o estudo “Quanto o Brasil precisa investir para recuperar 12 milhões de hectares de florestas?” durante o Cases of Forest Conservation in Brazil, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos e promovido pela Fundação Leonardo DiCaprio, R20 e Funbio – primeiro evento internacional do Instituto.

Além disso, o Instituto promoveu, em novembro, o Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono, em parceria com o Insper e a Folha de S. Paulo. O evento reuniu mais de 300 pessoas na sede do Insper – além de 140 usuários que acompanharam a transmissão ao vivo – e trouxe economistas e especialistas para debater os dilemas que o Brasil precisa superar para iniciar sua transição para uma economia descarbonizada, em um formato com quatro mesas de discussão. A Folha de S. Paulo preparou um caderno especial sobre a realização do evento, além de divulgar dados que estão sendo elaborados pelo Escolhas e demais especialistas acerca do modo como o país deve enfrentar a transição para uma economia verde.

Outro importante resultado para o Instituto foi a criação da Cátedra Economia e Meio Ambiente, que possui como objetivo colaborar para o ensino e a pesquisa no Brasil das questões socioambientais contemporâneas e globais a partir da abordagem das ciências econômicas. A Cátedra conta, ainda, com o Programa de Bolsas, realizado em parceria com o Insper e lançado durante o 38º Encontro Brasileiro de Econometria, em Foz do Iguaçu. O primeiro curso da Cátedra terá início em março do ano que vem e será ministrado pelo economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal, que abordará o tema tributação e meio ambiente.

No decorrer do ano, o Instituto Escolhas marcou sua presença nas redes sociais e divulgou seu esforço contínuo para apresentar os resultados de seus estudos às altas esfera do poder público. Foram realizadas reuniões com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, além de encontros com ministérios da Fazendo e Planejamento e com técnicos da administração pública federal.

Para Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, o lançamento da plataforma #QuantoÉ? representa o esforço do Instituto para levar os seus números aos cidadãos para que tenham maior aplicação prática possível, ampliando o universo de aplicação dos estudos realizados. Além da plataforma, Leitão destaca a criação da Cátedra Economia e Meio Ambiente e a realização do Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono. “O Programa de Bolsas permite ao Escolhas ajudar a preparar uma geração de economistas que se interessarão em construir efetivas pontes entre a economia e o meio ambiente. Já o Fórum nos permitiu, pela primeira vez, juntar economistas de renome para falarem do tema ambiental, identificando o que significa produzir mais com menos insumos, com menos energia e menos recursos naturais. Esse gancho vai permitir a construção de áreas de interesse comum entre economia e meio ambiente no Brasil”, afirma.

Para 2017, Leitão conta que o Escolhas lançará uma nova plataforma digital para falar de energia, além de produzir novos estudos. Para saber os desafios do Instituto Escolhas para o próximo ano, clique aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas