Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

10 outubro 2016

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Brasil bate recorde de 215,2 milhões de cabeças de gado em 2015

Criação de suínos e galináceos também cresceu no último ano

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados no final de setembro, a população de cabeças de gado em fazendas brasileiras cresceu e atingiu o recorde de 215,2 milhões de animais em 2015 – o maior desde 2011. Os dados fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2015, que revela que, nos últimos anos, as regiões Sul e Sudeste têm registrado estagnação da bovinocultura de corte, enquanto a produção de bovinos tem se deslocado para a região Norte.

Em uma análise regional, a população de gado cresceu mais no Norte, com aumento de 2,9%, e teve queda no Nordeste, com -0,9%. Já o Centro-Oeste teve variação de 2,1% e continua sendo a região que concentra a maior criação de gado, tendo 33,8% da participação nacional. Segundo o IBGE, a região conta com grandes propriedades destinadas à criação de bovinos e produtores especializados, possuindo clima, relevo e solo favoráveis à atividade, como também grandes plantas frigoríficas que têm impulsionado o abate em larga escala.

Dentro da região Centro-Oeste, Mato Grosso possui a maior criação de gado, com 13,6% do total nacional, seguido por Goiás, com 10,2%, e Mato Grosso do Sul, com 9,9% do total.

Rebanho suíno e galináceos

As criações de suínos e galináceos também apresentaram crescimento em 2015, segundo o IBGE. A pecuária suína no Brasil chegou a 40,33 milhões de cabeça no último ano, apresentando um crescimento de 6,3% em relação a 2014. As análises mostram que metade da produção suína no Brasil está concentrada na região Sul, com 49,3%. O Paraná é o estado com maior peso nesta atividade, somando 17,7% de todo o rebanho nacional.

Já a produção de galináceos atingiu o recorde de 1,3 bilhão de frangos em 2015, com um aumento de 0,9% sobre 2014. De acordo com o IBGE, esse crescimento pode ser explicado pela redução do poder aquisitivo da população e o aumento do preço da carne bovina.

Assim como os suínos, os galináceos estão mais concentrados na região Sul e no estado do Paraná, com 45,4% e 24,3% da criação nacional, respectivamente.

O Brasil é o terceiro maior produtor de galináceos do mundo, atrás de Estados Unidos e China.

Confira também: Notícias mostram consequências da seca sem explicitar sua relação com desmatamentoCientistas e empreendedores defendem a Quarta Revolução Industrial para a AmazôniaSérie discute papel do Código Florestal para desenvolver agricultura sustentável e Desmatamento na Amazônia cresceu 97% em junho.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas