Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

09 maio 2018

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Bolsista da Cátedra defende tese de mestrado sobre impactos do gás natural na economia

Roberto Amaral foi selecionado para o primeiro edital do Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente

O economista Roberto Amaral, formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), defende amanhã (10/5), em São Paulo, sua tese de mestrado. Selecionado para o primeiro edital do Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, o estudante desenvolveu o projeto Veículos Movidos a Gás Natural no Brasil: Consequências para o Mercado de Combustíveis, cujo objetivo é medir o aumento da frota de carros que utilizam gás natural veicular (GNV) e o impacto que isso gera em outros combustíveis e, consequentemente, na economia.

O tema escolhido pelo bolsista se relaciona com a temática de meio ambiente porque o GNV é um combustível mais limpo do que a gasolina e o diesel. Segundo o pesquisador, o aumento da frota GNV é como um choque de demanda no preço da gasolina. A partir de uma conversão para a utilização do combustível, o consumo da gasolina cairá. A estimativa é que isso ocorra porque a unidade energética do GNV é muito mais barata e, com a queda de preços, espera-se um aumento da frota GNV.

A banca avaliadora contará com a participação de Ariaster Chimeli, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), Leonardo Bandeira Rezende, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e Cristine Campos de Xavier Pinto e João Paulo Cordeiro de Noronha Pessoa, da Escola de Economia de São Paulo da FGV.

Programa de Bolsas

Amaral foi selecionado para o primeiro edital do programa da Cátedra, voltado a alunos de mestrado e doutorado, que foi lançado pelo Instituto Escolhas em 2016. Além dele, a bolsista Jaquelini Gelain também já defendeu sua tese de mestrado, com estudo voltado à exportação de água virtual.

No fim de 2017, o Escolhas lançou o segundo edital do Programa de Bolsas, que selecionou sete estudantes – quatro doutorandos e três mestrandos. Os novos bolsistas apresentaram os temas de seus projetos na última segunda-feira (7/5), em evento que aconteceu na sede do Insper.

O Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente é patrocinado pelo Itaú e tem como finalidade incentivar a formação de profissionais que desenvolvam pensamento crítico e pesquisa de excelência sobre as questões socioambientais contemporâneas, a partir da abordagem das ciências econômicas e mediante a concessão de bolsas a alunos de mestrado e doutorado com destacado empenho acadêmico.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas