Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

18 junho 2018

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Evento debate precificação do carbono no Brasil

Com transmissão ao vivo, encontro debate oportunidades e desafios para avançar na precificação de carbono

Amanhã (19/6), acontece o Encontro Internacional sobre Precificação de Carbono, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), a Comissão Europeia e o Carbon Disclosure Project (CDP) da América Latina, o encontro é o quarto Diálogos Futuro Sustentável e visa a promover uma reflexão sobre as oportunidades e desafios para avançar na precificação de carbono. Com inscrições esgotadas, o evento terá transmissão ao vivo.

O encontro contará com três painéis, que discutirão as experiências internacionais e nacionais sobre a precificação de carbono e as perspectivas do setor privado no Brasil sobre o tema. Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas, será facilitador do painel “Experiências da Precificação de Carbono no Brasil”.

O Escolhas vem trabalhando o tema de precificação de carbono em seu estudo Impactos Econômicos e Sociais da Tributação do Carbono no Brasil, que avalia uma mudança no sistema de tributação brasileiro e simula a introdução de uma taxa sobre as emissões de combustíveis fósseis, com neutralidade tributária. O estudo aposta em modificações na cobrança do PIS/Cofins à uma Taxa de Carbono Neutra de US$ 36/tCO2e – capaz de produzir impactos positivos para a economia, com crescimento de 0,5 % do PIB, criação de 556 mil postos de trabalho e uma emissão evitada de 4,2 milhões de toneladas de CO2e2.

Além disso, o Instituto também lançou seu primeiro Policy Brief “Chegou a hora de falar sobre imposto de carbono no Brasil – Lições aprendidas com a greve dos caminhoneiros”, que convida à reflexão da crise dos caminhoneiros a partir de dados do estudo de carbono, alertando sobre a dependência dos caminhões, o óleo diesel e seus impactos sobre a mudança do clima.

Confira a programação completa:

unnamed (1)

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas