Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

05 outubro 2018

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Seminário de lançamento de estudo do Instituto Escolhas irá debater segurança e sustentabilidade da matriz elétrica brasileira

No próximo dia 19 de outubro, o Instituto Escolhas, em parceria com a Folha de S. Paulo, promove o Seminário Segurança e Sustentabilidade da Matriz Elétrica Brasileira. No evento será lançado o estudo “Quais os reais custos e benefícios das fontes de geração elétrica no Brasil?” desenvolvido pelo Instituto Escolhas.

No momento inicial, Mario Veiga e Bernardo Bezerra da PSR Consultoria, que compõem a equipe de pesquisa do estudo, farão uma apresentação dos principais resultados.

O estudo precificou as características (atributos) das fontes e evidenciou a diferença entre elas no que diz respeito aos serviços oferecidos ao sistema, custos de implantação, operação, subsídios e emissões de gases de efeito estufa.

A mesa Por que nem todo MWh é igual? irá debater a importância de se conhecer as diferenças entre as fontes e como isto pode se refletir no planejamento do setor elétrico. Roberto Kishinami, coordenador do portfólio de Energia do Instituto Clima e Sociedade (iCS), irá mediar o debate entre Lavínia Hollanda da Escopo Energia, consultoria especializada em energia, Elena Landau, economista e advogada do escritório Sergio Bermudes Advogados, Mario Veiga da PSR e Bernard Appy, economista especializado no sistema tributário brasileiro e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

A segunda mesa, Como garantir segurança e sustentabilidade da matriz elétrica do futuro?, irá debater o desafio de garantir segurança e sustentabilidade da matriz elétrica, diante das crescentes mudanças na sua composição e também nas diretrizes do planejamento do setor, o qual passa a considerar questões estratégicas como as mudanças climáticas. O jornalista da Folha de S. Paulo, Vinícius Torres Freire irá moderar o debate entre Paulo Pedrosa, ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Zeina Latif, economista da XP Investimentos, Mario Menel presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico e Sergio Leitão diretor executivo do Instituto Escolhas.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições deverão ser feitas no site da Folha de S. Paulo.

Seminário Segurança e Sustentabilidade da Matriz Elétrica Brasileira

Data: 19/10/2018

Horário: 08:30 – 12:00

Local: Auditório da Folha de S. Paulo – Rua Barão de Limeira, 425, 9ª andar

Inscrições neste link: http://eventos.folha.uol.com.br/

Vagas limitadas

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas