fbpx
sergio

Sergio Leitão (Diretor Executivo)
Advogado, é fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, onde trabalhou por 10 anos (2005/2015). Fundador e diretor executivo (2004/2005) do Instituto Socioambiental (ISA). Viveu em Nova Iorque por dois anos (2002/2003), época em que foi voluntário na Rainforest Foundation US. Foi assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori (2000/2001), durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI), de 1990 até 1995, e assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/RJ (1989/1990). Iniciou sua carreira (1986/1989) como assessor para temas sociais da Arquidiocese de Fortaleza, quando trabalhou com o Cardeal Aloisio Lorscheider. Natural de Crateús (CE), é pai de duas filhas e hoje vive em São Paulo. 


Jaqueline Ferreira (Coordenadora Institucional)
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2008), mestre (2011) e doutora (2015) em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora convidada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz -EPSJV/Fiocruz (2008-2009/2012-2013) em projetos de pesquisa sobre saúde em territórios da reforma agrária, participando da coordenação de cursos de saúde ambiental e técnico em meio ambiente para a população do campo na instituição. Como consultora da Gestão de Interesse Público Pesquisa e Consultoria – GIP (2013-2017) trabalhou em projetos de fortalecimento institucional – planejamentos, mapeamentos, pesquisas e avaliações – de organizações da sociedade civil no campo da educação e do desenvolvimento sustentável.


Renata de Almeida Rodriguez (Gerente Administrativa-Financeira)
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, cursando pós-graduação em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atua no terceiro setor desde 2012. Atuação estratégica em processos de auditoria na execução de projetos por entidades parceiras, coordenando as fases de levantamento, análise e verificações, obtendo melhoria dos processos em conformidade com as exigências dos financiadores, resultando em segurança com foco no risco de perdas de qualquer natureza, nos indicadores de desempenho operacionais e econômico-financeiros.