EN | PT

Equipe Executiva

Sergio
Leitão

Diretor
Executivo

Antes de fundar o Instituto Escolhas, foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil. Também é um dos fundadores do Instituto Socioambiental (ISA), do qual foi diretor executivo. Atuou como advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) e como assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Mais
Esconder

Gisela
Cordeiro

Gerente de
Processos Institucionais

Economista, dedicou a primeira parte de sua vida profissional a áreas estratégicas de Finanças em grandes multinacionais. Posteriormente, migrou para as organizações sociais, onde a experiência adquirida no setor privado levou-a a consolidar sua atuação à frente das áreas de Finanças e Gestão Institucional.

Mais
Esconder

Larissa
Rodrigues

Gerente de
Portfólio

Doutora e mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), foi coordenadora da área de Pesquisa e Investigação do Greenpeace Brasil, além de campaigner para Clima e Energia. Tem sólida experiência junto às temáticas clima, energia e florestas. Participou de projetos com organizações internacionais, universidades e setor privado nas áreas de regulação e modelagem de sistemas energéticos.

Mais
Esconder

Jaqueline
Ferreira

Gerente de
Portfólio

Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi pesquisadora convidada da EPSJV/Fiocruz em projetos sobre saúde em territórios da reforma agrária. Como consultora, trabalhou em projetos de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil no campo da educação e do desenvolvimento sustentável.

Mais
Esconder

Cinthia
Sento Sé

Gerente de
Comunicação
Institucional

Jornalista, é pós-graduada em Gestão da Comunicação pela USP e mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao longo de sua carreira, estruturou frentes de comunicação e articulação social em diversas organizações sociais, especialmente aquelas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o direito à educação.

Mais
Esconder

Salete
Cangussu

Assessora de
Mídia

Jornalista formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem larga experiência em assessoria de comunicação e imprensa nos setores público e privado, com destaque para o gerenciamento de crises e a articulação junto a atores estratégicos. Antes de atuar no Escolhas, também esteve à frente de campanhas políticas e comerciais.

Mais
Esconder

Juliana
Luiz

Gerente de
Projetos

Doutora em Ciência Política (IESP), mestre em Relações Internacionais (PPGRI/UERJ) e pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo). Na área de pesquisa, já atuou como curadora de dados (AGCRJ e CPDA), pesquisadora em diferentes centros de pesquisa (UNIRIO, UERJ e FGV) e como professora de relações internacionais. No terceiro setor, coordenou projetos filantrópicos e parcerias institucionais. Seus principais interesses de pesquisa e incidência convergem para as áreas de agricultura, sistemas alimentares e relações internacionais.

Mais
Esconder

Rafael
Giovanelli

Gerente de
Projetos

Doutorando e mestre em Direito & Desenvolvimento pela FGV DIREITO SP. Coordenou a área de litígio estratégico do WWF-Brasil, onde também atuou como assessor de políticas públicas. Foi conselheiro no CONAMA, representando a sociedade civil, e teve passagem por renomados escritórios de advocacia ambiental. Tem sólida experiência em temas ambientais, climáticos e de direitos humanos.

Mais
Esconder

Emily Brandão

Coordenadora de
Projetos

Doutora em geografia e desenvolvimento sustentável (UniBern, Suíça), mestre em Planejamento Ambiental (PPE/COPPE/UFRJ) e bacharel em Geografia (UFRJ). Possui experiência em avaliação e elaboração de projetos sustentáveis. Realizou análises de políticas públicas sobre sistemas alimentares e agricultura sustentável. Tem interesse em geografia ambiental, ecologia política e geografia agrária.

Mais
Esconder

Gabriela
Matos

Analista de
Comunicação
Institucional

Formada em Relações Públicas pela Fecap (SP). Antes do Escolhas, trabalhou no ISMART, onde contribuiu para a estruturação da área de Comunicação, especialmente na organização de eventos e gestão de redes sociais.

Mais
Esconder

Rafael
Cardoso

Analista
Financeiro

Formado em Gestão Financeira pela Faculdade Anhanguera, atuou em multinacionais, dando suporte a áreas dedicadas ao planejamento financeiro e logístico. Seu repertório no setor privado, agora, promove melhorias na área administrativa-financeira do Instituto Escolhas.

Mais
Esconder

Conselho Diretor

Mariana
Luz

Presidente

CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Antes disso, foi Presidente da Fundação Embraer nos EUA, Diretora Superintendente do Instituto Embraer, Diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Embraer no Brasil. Iniciou sua carreira no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o principal think tank de política externa no Brasil, onde permaneceu por nove anos atuando em diferentes áreas. Também manteve carreira acadêmica e foi professora de relações internacionais da graduação e pós-graduação de universidades como FAAP, Cândido Mendes e Universidade da Cidade. Em 2015, Mariana foi nomeada Young Global Leader, pelo Fórum Econômico Mundial. Tem atuado em diversos conselhos sem fins lucrativos e atualmente integra os Conselhos da Junior Achievement de São Paulo, United Way Brasil e Centro de Excelência e Inovação em Políticas Públicas (CEIPE-FGV). É formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e especialização nas Universidades de Oxford e Harvard Kennedy School of Government.

Mais
Esconder

Marcos
Lisboa

Um dos fundadores do Instituto Escolhas, é diretor presidente do Insper e doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia (EUA), com mestrado e graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor assistente na Universidade Stanford; professor assistente na EPGE/FGV; secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda; presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re) e ocupou o cargo de vice-presidente no Itaú-Unibanco até 2013.

Mais
Esconder

Ricardo
Sennes

É sócio diretor da Prospectiva e especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas e avaliação de seus impactos nas empresas. Possui experiência em políticas industriais e de fomento e inserção internacional. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é parceiro não residente do programa latino americano do Atlantic Council e membro do Conselho da Revista Foreign Affairs (México e EUA).

Mais
Esconder

Sergio
Leitão

Antes de fundar o Instituto Escolhas, foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil. Também é um dos fundadores do Instituto Socioambiental (ISA), do qual foi diretor executivo. Atuou como advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) e como assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Mais
Esconder

Conselho Científico

Rudi
Rocha

Presidente

Graduado e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e PhD em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Professor adjunto do Departamento de Economia da UFRJ de Métodos Quantitativos e Econometria Aplicada. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE). Foi economista associado ao Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) de 2003 a 2011 e pesquisador associado ao Climate Policy Initiative (CPI/PUC-RJ) de 2011 a 2012. Ganhou o prêmio Haralambos Simeonidis em 2012, pela melhor tese de doutorado brasileira, com o tema “Empirical Essays on Human Capital and Development”.

Mais
Esconder

Ariaster
Chimeli

Ariaster Chimeli é bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas gerais, mestre e PhD pela University of Illinois at Urbana-Champaign, livre docente pela Universidade de São Paulo e realizou seu pós doutorado na Columbia University, International Research Institute for Climate and Society. Ariaster atuou como professor assistente e associado na Ohio University e atualmente é professor associado de economia na Universidade de São Paulo. Sua experiência de ensino inclui também cursos ministrados na Columbia University e University of Illinois at Urbana-Champaign. Ariaster tem sua pesquisa concentrada na ligação entre economia, meio ambiente e desenvolvimento, com trabalhos teóricos e empíricos em temas como crescimento econômico e meio ambiente, clima, florestas tropicais, energia e comércio internacional. Ariaster tem experiência em estudos, consultorias e treinamento para o Department of Energy dos Estados Unidos, Governo do Estado de Minas Gerais, órgãos de governo do Brasil e dos EUA e para o setor privado.

Mais
Esconder

Izabella
Teixeira

Foi ministra do Meio Ambiente do Brasil. Formou-se em biologia pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre em planejamento energético e doutora em planejamento ambiental pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou carreira na Secretaria Especial do Meio Ambiente e, posteriormente, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Exerceu vários cargos de gestão e de direção na administração pública federal. Em 2013, ganhou o prêmio ONU Campeões da Terra como liderança política global em meio ambiente. Foi membro do Painel de Alto Nível da ONU para a proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030. Foi a Chefe da Delegação do Brasil na Conferência das Partes da UNFCCC em Paris – COP 21. Foi eleita, em 2017, para exercer a Co-presidência do Painel de Recursos Naturais da ONU-Meio Ambiente – IRP/UNEP. É também sênior-fellow para meio ambiente e mudança do clima do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI.

Mais
Esconder

Marcelo
Paixão

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1989), mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ (1994) e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005). Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ. Pesquisador do CNPq entre 2010 e 2012, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e bolsista Capes de pós-doutorado na Universidade de Princeton, New Jersey, EUA. Foi membro do Conselho Universitário da UFRJ entre 2009-2012. Coordena o Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), vinculado à UFRJ e criado em 2006. Realiza atividades de pesquisa no campo das desigualdades étnico-raciais, relações de trabalho do meio urbano e rural e crise do mundo do trabalho. Leciona as disciplinas de Economia Política, Economia do Trabalho, Introdução à Economia, Introdução às Ciências Sociais, Nação e Nacionalidade. Está atuando como visiting scholar na Universidade de Austin, Texas.

Mais
Esconder

Marcos
Lisboa

Fundador e membro do Conselho Diretor do Instituto Escolhas, é diretor presidente do Insper e doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia (EUA), com mestrado e graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor assistente na Universidade Stanford entre 1996 e 1998; professor assistente na EPGE/FGV entre 1998 e 2002; secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005; presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re), entre 2005 e 2006; e ocupou o cargo de vice-presidente no Itaú-Unibanco até 2013.

Mais
Esconder

Conselho Fiscal

Plínio
Ribeiro

Presidente

Diretor executivo da Biofílica Ambipar Environment, é administrador de empresas pelo Insper, com mestrado em Administração Pública e Meio Ambiente pela Universidade de Columbia e Earth Institute (EUA). Atuou em projetos de conservação no baixo Rio Negro pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e foi um dos produtores do documentário Retorno à Amazônia, de Jean Michel Cousteau.

Mais
Esconder

Fernando
Furriela

Advogado, graduado e mestre pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com pós-graduação pela Universidade Católica de Lisboa (Direito Europeu) e Universidade de São Paulo (Direito Comercial). É conselheiro em entidades de Direitos Humanos e Meio Ambiente e sócio do escritório Furriela Advogados.

Mais
Esconder

Zeina
Latif

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como economista-chefe da XP Investimentos. Trabalhou no Royal Bank of Scotland (RBS), ING, ABN-Amro Real, HSBC. Escreve colunas semanais para o Broadcast da Agência Estado.

Mais
Esconder

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas