fbpx
sergio

Sergio Leitão (Diretor Executivo)
Advogado, é fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, onde trabalhou por 10 anos (2005/2015). Fundador e diretor executivo (2004/2005) do Instituto Socioambiental (ISA). Viveu em Nova Iorque por dois anos (2002/2003), época em que foi voluntário na Rainforest Foundation US. Foi assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori (2000/2001), durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI), de 1990 até 1995, e assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/RJ (1989/1990). Iniciou sua carreira (1986/1989) como assessor para temas sociais da Arquidiocese de Fortaleza, quando trabalhou com o Cardeal Aloisio Lorscheider. Natural de Crateús (CE), é pai de duas filhas e hoje vive em São Paulo. 


Jaqueline Ferreira (Coordenadora Institucional)
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2008), mestre (2011) e doutora (2015) em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora convidada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz -EPSJV/Fiocruz (2008-2009/2012-2013) em projetos de pesquisa sobre saúde em territórios da reforma agrária, participando da coordenação de cursos de saúde ambiental e técnico em meio ambiente para a população do campo na instituição. Como consultora da Gestão de Interesse Público Pesquisa e Consultoria – GIP (2013-2017) trabalhou em projetos de fortalecimento institucional – planejamentos, mapeamentos, pesquisas e avaliações – de organizações da sociedade civil no campo da educação e do desenvolvimento sustentável.


Renata de Almeida Rodriguez (Gerente Administrativa-Financeira)
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atua no terceiro setor desde 2012. Atuação estratégica em processos de auditoria na execução de projetos por entidades parceiras, coordenando as fases de levantamento, análise e verificações, obtendo melhoria dos processos em conformidade com as exigências dos financiadores, resultando em segurança com foco no risco de perdas de qualquer natureza, nos indicadores de desempenho operacionais e econômico-financeiros.


Shigueo Watanabe (Coordenador de Pesquisas)
Bacharel e mestre em física pela USP, especialista em mudanças climáticas e energia. Atualmente desenvolve projetos sobre os aspectos climáticos de políticas públicas no Instituto Escolhas e faz parte do Instituto Climainfo, onde é responsável pela newsletter e atividades junto à rede mundial de comunicação climática. Coordenou o projeto Descarbonizar 2050. Foi diretor do IBOPE Ambiental focado nos aspectos ambientais do desenvolvimento sustentável. Desenvolveu projetos de créditos de carbono relativos a centrais hidrelétricas, biomassa, troca de combustível e eficiência energética. Participou da elaboração de inventários de emissões de gases do efeito estufa para grandes corporações. É membro do Comitê Técnico da Gold Standard Foundation.


Marcela Moraes (Coordenadora de Advocacy)
Possui graduação em Direito pela PUC/SP e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Atuou em diversas organizações em temas relacionados a sustentabilidade e direitos humanos, entre elas Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Pólis, Avaaz e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). 


Wagner Lauria Jr. (Assistente de Comunicação)
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (2018), atuou em assessoria de imprensa durante dois anos na agência SPMJ Comunicação, além de outros três com produção de reportagem nos telejornais do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).