Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

10 fevereiro 2017

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Estudo do Escolhas trará cenários de matriz energética com emissão zero de carbono

Trabalho apresentará possíveis caminhos para o Brasil até 2050 em relação à energia

O Instituto Escolhas está elaborando um estudo sobre os impactos econômicos de uma matriz de energia com emissão zero de carbono. A previsão é que seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

Chamado de Cenários Macroeconômicos 2050 de um Setor Elétrico de Emissões Zero, a publicação pretende se aprofundar nos possíveis caminhos para o Brasil tem até 2050, com foco no papel do setor industrial dentro do contexto econômico, além de avaliar as consequências da promoção de um setor elétrico de emissões zero, buscando entender o impacto sobre o PIB, o preço da eletricidade, a competitividade dos setores industriais, a taxa de desemprego, bem como a renda das famílias e o comprometimento do orçamento com gastos com energia elétrica.

De acordo com William Wills, engenheiro eletrônico e um dos responsáveis pelo estudo, o Brasil carece de planejamento de longo prazo. “A crise generalizada que estamos passando nesses últimos anos foi ainda mais intensa sobre o setor industrial. Estamos vivenciando uma descarbonização de nossa economia, mas pelo pior motivo: nossa indústria está morrendo”, explica Wills. Segundo ele, a indústria brasileira é pouco competitiva e tem perdido cada vez mais espaço para bens industriais importados. Para Wills, a alta carga tributária, aliada a um protecionismo demasiado, o aumento dos preços da energia elétrica de 2013 a 2015 e a crise econômica que vive o país, provocando uma forte redução da demanda doméstica, são os principais responsáveis pela situação atual da indústria no Brasil.

A elaboração do estudo foi feita a partir de entrevistas com economistas renomados e traz dois cenários socioeconômicos de referência; um otimista e outro pessimista. Wills conta que o estudo apontou que, tanto para o cenário otimista quanto para o pessimista, os impactos da implantação de uma matriz elétrica com emissão zero são bastante reduzidos. “É possível zerar as emissões do setor até 2050 sem causar danos significativos à economia do país ou sobre a renda e consumo das famílias”, explica.

Estudos e meio ambiente

Segundo o engenheiro, as questões do país relacionadas à indústria também trazem a problemática do Acordo de Paris – ratificado pelo Brasil no segundo semestre de 2016. Para Wills, o objetivo de manter o aumento da temperatura no planeta em 1,5ºC reforça a importância de repensar os meios de produção, como as questões energéticas e as relações de consumo. “Se o Brasil não começar a se preparar para os grandes desafios que as mudanças climáticas irão trazer no médio e no longo prazos, corremos o risco de ficarmos novamente para trás em relação ao resto do mundo”, afirma.

Ele afirma que estudos de cenários, com forte base científica, como os desenvolvidos pelo Instituto Escolhas, ajudam a visualizar quais são as possibilidades do país e quais as consequências de se tomar um ou outro caminho. “O Escolhas tem nos fornecido importantes estudos nas áreas de energia, meio ambiente e mudanças climáticas, e este é o primeiro passo para o planejamento de longo prazo”, relata Wills. “É importante introduzir a questão ambiental e climática o quanto antes na vida acadêmica dos estudantes no Brasil, pois os desafios que teremos que superar são enormes.

A iniciativa do Escolhas junto ao Insper é louvável e deveria ser seguida por outras instituições, pois a demanda por este tipo de profissional só tende a crescer no futuro”, completa Wills em relação à Cátedra Economia e Meio Ambiente – iniciativa que tem como objetivo colaborar para o ensino e a pesquisa no Brasil das questões socioambientais contemporâneas e globais a partir da abordagem das ciências econômicas.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas