Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

23 agosto 2016

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

O legado dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro

“Nos Jogos Olímpicos, há gente pensando o futuro do Rio de Janeiro”, afirma Julia Michaels, editora do RioReal, em coluna de O Globo. Publicada nessa semana, o artigo traz os desafios para a próxima gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro em relação ao legado dos jogos para o município.

Michaels afirma que acabou a acomodação na cidade e que é necessário criar um enfoque metropolitano, principalmente nas áreas de mobilidade. Segundo ela, cerca de 16 municípios são banhados pela Baía de Guanabara, o que significa que dois milhões de pessoas vão trabalhar na capital, fazendo com que a população residente se expanda em, aproximadamente, 30%.

“Ouvem-se muitas reclamações sobre o legado olímpico, a mobilidade. Falta saber o real impacto, daqui a um tempo, da extensão do metrô, quatro BRT, o VLT, a duplicação do Elevado do Joá, melhoras na SuperVia, a racionalização dos ônibus, a derrubada da Perimetral e os túneis que a substituíram”, conta Michaels.

Ainda de acordo com Michaels, a sociedade busca uma Baía mais limpa, além de gastar menos tempo no transporte público sem arriscar a integridade física. “A nova Câmara de Integração Metropolitana, criada a mando do Supremo Tribunal de Justiça, irá guiar essa nova etapa”, afirma.

Confira o artigo completo aqui.

Veja também: “Olimpíadas e mudança do clima: o que tem a ver?” e “Rio 2016 irá compensar 2 milhões de toneladas de carbono geradas no evento”.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas