Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

05 janeiro 2017

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Parceria entre Escolhas e Insper quer aumentar conhecimento sobre economia e meio ambiente

Ampliação de rede de pesquisadores e abertura de debates sobre sustentabilidade estão entre os objetivos

Com o objetivo de qualificar informações e difundir conhecimento sobre temas relacionados aos desafios de sustentabilidade, economia e meio ambiente, o Instituto Escolhas firmou parceria com o Insper. A ideia é que a partir da geração e publicação de pesquisas relacionadas a esses temas – fundamentados em dados, estatísticas e custos – seja possível pautar as escolhas das lideranças públicas e privadas, aproximando as perspectivas antes conflituosas, como acontece entre economistas e ambientalistas, por exemplo.

“O Insper possui uma experiência reconhecida em ensino e pesquisa nas áreas de economia e negócios. O Instituto Escolhas nasceu com a missão de qualificar o debate sobre sustentabilidade por meio da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Ambas as missões e visões de futuro, do Insper e do Escolhas, se complementam”, afirmou Priscila Borin, professora e coordenadora de Responsabilidade Social do Insper.

Para Borin, a ampliação do conhecimento das pessoas, por meio de educação para a sustentabilidade, é capaz de influenciar comportamentos dos cidadãos em suas escolhas diárias. Resultados desta parceria obtidos até o momento podem ser vistos na promoção do Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono, evento que aconteceu em novembro e teve como objetivo trazer reflexões acerca dos desafios do Brasil para construir uma economia de baixo carbono, a partir de debates entre os palestrantes e participantes. Além disso, o Escolhas e o Insper lançaram, também em novembro, a Cátedra Economia e Meio Ambiente, que pretende colaborar para o ensino e a pesquisa no país das questões socioambientais contemporâneas e globais a partir da abordagem das ciências econômicas.

“Com a Cátedra nós esperamos ampliar a rede de pesquisadores que buscam entender questões ambientais e dilemas atuais dos centros urbanos aliados a uma abordagem econômica, contribuir para a educação e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável, desprovido de viés ideológico e, finalmente, gerar impacto positivo na sociedade”, disse Borin.

Em 2017, os cursos de extensão, fruto dessa parceria, serão baseados em dilemas da sociedade em temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Serão priorizados os temas: economia de baixo carbono, valoração de serviços ambientais, riscos ambientais para o sistema financeiro e cidades, e economia de baixo carbono, além de questões sobre a água.

“O Insper também tem participado cada vez mais da discussão sobre temas de meio ambiente, urbanismo, desenvolvimento social e econômico. Gosto de uma fala do Marcos Lisboa, presidente do Insper, sobre a instituição que é a seguinte: “seremos bem-sucedidos se colaborarmos com a formação de cidadãos atentos aos desafios comuns, os desafios que são de todos nós”. Sustentabilidade é, sem sombra de dúvida, um desafio comum a todos nós”, afirma Borin.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas