Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

16 dezembro 2019

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Bolsistas da Cátedra Escolhas participam de Workshop sobre Economia dos Mercados de Baixo-Carbono na USP

Liz Matsunaga e Keyi Ando Ussami farão a apresentação de suas teses em evento que acontece até a próxima terça, 17

Duas bolsistas do Programa Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente foram selecionadas para a apresentação de seus trabalhos na 7ª edição do Workshop “Economics of Low-Carbon Markets” (Economia dos Mercados de Baixo-Carbono, na tradução livre), a partir desta segunda-feira (16), na “Sala da Congregacão”, Edifício FEA I, em São Paulo. Com objetivo de estimular discussões entre pesquisadores internacionais no campo da Economia Ambiental e da Energia, o evento é organizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e acontece desde 2013.

Keyi Ando Ussami, bolsista de doutorado em economia do 3º edital, vai apresentar uma avaliação da política de conservação da Mata Atlântica paulista. Sua tese de doutorado “Transição florestal e instituições: evidências nos últimos 50 anos no estado de São Paulo”, avalia qual a relação entre a variação no desmatamento/recuperação e mudanças institucionais no estado, a partir da década de 1960 até a década de 2010. O estudo traz dados de medição da cobertura florestal e ainda está em desenvolvimento.

Já Liz Matsunaga, bolsista de mestrado em economia do 3º edital, vai apresentar sua tese de mestrado em desenvolvimento “Lama e sociedade: impactos do desastre em Mariana (MG) nos municípios da Bacia do Rio Doce” que traz dados sobre os impactos socioeconômicos para a população local após o rompimento da barragem da Samarco no ano de 2015.

O Workshop também conta com a participação do professor da FEA/USP, Ariaster Chimelli, membro do Conselho Científico do Escolhas.

Confira a programação completa do evento em inglês neste link

SOBRE A CÁTEDRA ESCOLHAS DE ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

A iniciativa contempla o Programa de Bolsas Cátedra Escolhas, que oferece bolsas de mestrado e doutorado para estudantes de pós-graduação interessados em estudar Economia em sua interface com o Meio Ambiente. Essa é a quarta edição do programa de bolsas do Instituto Escolhas. Nas três edições anteriores, 17 estudantes foram apoiados. Conheça os trabalhos desenvolvidos por eles no canal do Instituto Escolhas no Youtube

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas