Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

12 abril 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Participantes comentam curso de tributação e meio ambiente

Diversidade de atuação dos alunos colaborou para enriquecer as discussões

“Aproximar a tributação como um instrumento de política pública ambiental é um tema ainda pouco difundido no país, daí a importância de uma iniciativa como esta”, disse Dilan Rocha, que trabalha na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo e foi um dos 40 alunos selecionados para o curso Tributação e Meio Ambiente, encerrado na semana passada, no Insper, em São Paulo. O curso, ministrado por Bernard Appy, economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal, fez parte das atividades da Cátedra Economia e Meio Ambiente do Instituto Escolhas, em parceria com o Insper.

Segundo Rocha, as aulas ajudaram a entender como o tema pode ser tratado, o que avaliar, como tomar cuidado em seu uso. “Por exemplo, podemos supor que um instrumento tributário terá um determinado efeito, mas após uma avaliação mais profunda, descobrimos que não traz o efeito desejado”, disse.

O aluno destacou, ainda, a mistura de pessoas de diferentes setores, com experiências diversas, como um diferencial do curso. “A triagem de alunos foi muito criteriosa e feliz, com participação de profissionais de empresas e governos, e diferentes formações, como engenheiros, economistas e advogados”, ressaltou também Eliane Poveda, advogada ambiental, que atuou por mais de duas décadas na Cetesb e hoje é pesquisadora da Unicamp.

Essa impressão foi compartilhada por Bernard Appy, para quem a qualidade da turma superou em muito as expectativas. “No Brasil tem mais falta de organização do país do que capacidade humana para trabalhar com temas ambientais. Pudermos presenciar muita gente qualificada e dispostas atuando em empresas e órgãos públicos”, disse no encerramento do curso.

Mestrando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), Danilo Perecin destacou a experiência de Appy e os exemplos práticos que trouxe como como o ponto alto das aulas. Carina Mithe Leite, aluna de administração no Insper, que atua em uma consultoria de sustentabilidade corporativa, gostou de conhecer como a tributação pode ajudar a mitigar as externalidades negativas, trazendo possíveis soluções para a área de sustentabilidade.

As aulas completas do curso serão disponibilizadas brevemente no canal do Instituto Escolhas no YouTube e todos os materiais utilizados por Appy estão disponíveis no site do Escolhas.

Confira os depoimentos em vídeo aqui.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas