Texto

Uso da Terra

Notícias


Por Instituto Escolhas

16 abril 2019

2 min de leitura

Prêmio MapBiomas ressalta a importância de pesquisas sobre o uso do solo e sua relação com infraestrutura no brasil

Está chegando a hora de conhecermos os vencedores do Prêmio MapBiomas! No dia 2 de maio acontece a cerimônia de premiação dessa iniciativa conjunta da rede de instituições do MapBiomas, do Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA) e do Instituto Escolhas com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Participe você também! O evento é aberto ao público às 17h30, no auditório Milton Santos da USP (Cidade Universitária).

Foram 30 trabalhos inscritos que vieram de 11 estados do Brasil e da Alemanha. Os trabalhos concorrem nas categorias Jovem e Geral. O evento de premiação será no auditório Milton Santos do Departamento de Geografia da USP, onde os quatro vencedores receberão os valores de R$ 3.000 a R$ 10.000.

A 1ª Edição do Prêmio MapBiomas teve como objetivo estimular estudos sobre a relação entre a infraestrutura de energia e transportes e a dinâmica de alterações na cobertura e uso do solo no Brasil. O projeto MapBiomas (Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil) gera mapas anuais de cobertura e uso do solo no Brasil desde 1985 a 2017 publicado numa plataforma pública e gratuita que permite observar as transformações do território brasileiro nas últimas três décadas.

O edital, lançado no fim do ano de 2018, estabeleceu como premissa para os inscritos a utilização das séries históricas de uso e cobertura da terra no Brasil disponibilizados na plataforma, onde é possível analisar os dados de cobertura e uso da terra por diversos recortes territoriais como estados, biomas, municípios, bacias hidrográficas e áreas protegidas, além de dados de infraestrutura de energia e transporte.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio

Confirme presença no evento e participe!

Leia também notícia sobre o edital aqui

Dúvidas e esclarecimentos pelo e-mail – premio@mapbiomas.org

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas