Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

04 novembro 2016

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Seminário marca lançamento de Cátedra voltada para Economia e Meio Ambiente

Parceria do Instituto Escolhas com o Insper, iniciativa promoverá cursos, eventos e bolsas de estudo para pesquisas sobre o tema.

O Instituto Escolhas em parceria com o Insper lançam, no próximo dia 9 de novembro, a Cátedra Economia e Meio Ambiente do Instituto Escolhas no Insper, com o objetivo de promover iniciativas que aliem questões socioambientais à abordagem das ciências econômicas. A iniciativa será apresentada durante o seminário “Empreendedorismo e empresas com propósito”, que contará com palestra do empresário Luiz Majolo, empreendedor na área da química verde e da preservação ambiental, que falará sobre a criação de negócios que procuram conciliar lucro e competitividade a preservação ambiental e sustentabilidade.

Com uma carreira de 35 anos no mercado financeiro, Majolo teve passagens por diversos bancos comerciais e de investimentos. Nos últimos anos no mercado foi COO e CRO para a América Latina do ABN Amro. Desligou-se em 2007 para empreender na área da química verde e da preservação ambiental. Atualmente é sócio fundador das empresas Terpenoil, Ambievo e da Pousada Ronco do Bugio. É também Presidente do Conselho de Administração do FGC e Conselheiro do Grupo Votorantim.

Cátedra

Com ações de estímulo à cooperação entre instituições brasileiras e estrangeiras, a jovens pesquisadores e ao ensino, “a Cátedra pretende não apenas fomentar a pesquisa e formação no tema de meio ambiente e economia, mas também aproximar as pesquisas acadêmicas do debate atual sobre questões ambientais”, diz a diretora científica do Escolhas, Lígia Vasconcellos.

A iniciativa também visa a ampliar o número de estudos que abordem a complexidade dos temas ambientais de forma objetiva, estabelecendo pontes de diálogo entre diferentes saberes que são vitais para a superação dos dilemas inerentes aos processos de desenvolvimento do país. “A Cátedra é uma excelente oportunidade para formarmos uma geração de economistas habilitados a participar do debate sobre a construção de um futuro sustentável para o Brasil”, disse Marcos Lisboa, presidente do Insper.

Para 2017, está previsto o oferecimento de um curso no Insper, voltado para profissionais e alunos da área de economia (aberto a todos interessados, com pré-requisitos específicos). A matéria, ministrada pelo economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, terá como tema questões de tributação na área ambiental. Além desta, deverão ser oferecidas mais duas cadeiras com especialistas internacionais.

Além disso, deverá ser lançado, dia 16 de dezembro, durante o Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Econometria, em Foz do Iguaçu (PR), o edital do Programa de Bolsas, voltado a estimular jovens estudantes (mestrandos e doutorandos) à pesquisa sobre as questões socioambientais contemporâneas a partir da abordagem das ciências econômicas. Para o evento, a Cátedra promoverá, durante o congresso, uma mesa com a presença de Timo Goesch, da Universidade de Heildelberg (Alemanha) e Eduardo Souza Rodrigues, da Universidade de Toronto (Canadá), que abordarão questões ligadas a economia, políticas públicas e meio ambiente.

A Cátedra Economia e Meio Ambiente do Instituto Escolhas no Insper conta com patrocínio do Itaú-Unibanco.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas