Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

03 janeiro 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

SOS Mata Atlântica e Inpe lançam Atlas dos Municípios da Mata Atlântica

Atlas ambiental mostra que resta 12,5% de Mata Atlântica no Brasil

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, um estudo que detalha a situação dos remanescentes florestais e seus ecossistemas associados nos municípios abrangidos pelo mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica.

De acordo com os dados do Atlas, seis dos 10 municípios que mais desmataram a Mata Atlântica no último período são de Minas Gerais, local em que a perda de florestas está ligada à atividade de mineração, especialmente em cidades como Curral de Dentro, Jequitinhonha e Águas Vermelhas, que estão localizadas na região conhecida como triângulo do desmatamento.

Os municípios baianos de Cotegipe, Brejolândia e Baianópolis, que estão localizados nos limites do Cerrado e sofrem a pressão da expansão da fronteira agrícola, sobretudo soja e milho, além de pecuária, completam o ranking dos principais desmatadores. Já os municípios de Piauí apresentam maior conservação, como Tamboril do Piauí e Guaríbas, com 96% do total natural preservado.

O Atlas traz, ainda, informações compiladas dos últimos 30 anos e aponta que as cidades do Paraná tiveram maior perda vegetal entre os municípios monitorados. Segundo a publicação, entre as 10 primeiras colocadas no ranking histórico de desmatamento aparecem cinco cidades paranaenses: apenas em Rio Bonito do Iguaçu houve a perda de uma área equivalente a quase 25 mil campos de futebol.

“Em comemoração aos 30 anos da SOS Mata Atlântica, o estudo traz uma análise inédita do desmatamento durante este período e nos permite analisar quais municípios não contribuíram para a preservação. Esses resultados mostram que é preciso reforçar as políticas de proteção do bioma para evitar retrocessos na conservação dos 12,5% de Mata Atlântica que ainda restam no país”, afirmou a diretora executiva da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, em matéria de apresentação do Atlas.

Saiba mais sobre o Atlas dos Municípios clicando aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas