Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

09 agosto 2016

1 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Agência Pública lança Especial Amazônia em Disputa

A Agência Pública – especializada em reportagens de jornalismo investigativo –, lançou a série Especial Amazônia em Disputa. Dividia em 13 matérias, a série aborda temas como o desmatamento na Amazônia, as falhas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e histórias referentes às questões indígenas no Brasil.

Um cruzamento de dados realizado pela Pública mostra que os assentamentos irregulares são os mais desmatam na Amazônia, e a matéria traz, ainda, a relação entre fraudes e falhas na atuação do Incra e o acirramento dos conflitos sociais, que contribuem para o aumento das áreas desmatadas.

Outra reportagem da série aponta, de acordo com o levantamento da Pública, que mais de dois terços dos imóveis rurais declarados no CAR do Pará apresentam alguma sobreposição e pelo menos 20 registros definitivos validados em terras indígenas, o que é proibido.

É possível conferir, também, a relação do Brasil com os povos indígenas, o trabalho da Funai e as pautas que tramitam no Congresso brasileiro que preocupam os índios.

Confira a série aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas