fbpx
Tem recurso para a bioeconomia na Amazônia?

Este estudo do Instituto Escolhas faz um levantamento dos recursos disponibilizados pelas políticas públicas federais e estaduais que podem vir a ser utilizados para fomentar a bioeconomia na Amazônia, tomando como exemplo os estados do Pará e do Maranhão. Optou-se por analisar as políticas públicas mais relevantes, que movimentam regularmente elevado montante de recursos. O estudo evidencia como tais fontes de recursos apoiam largamente a agropecuária, atividade diretamente associada ao desmatamento da Amazônia.

Sumário Executivo

Relatório Técnico

Anexos

Agricultura Urbana em Belém

Plataforma realizada pelo Instituto Escolhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, mostra os desafios e o potencial da Agricultura Urbana e Periurbana na capital paraense. A plataforma também apresenta os principais ícones do território de Belém, convidando o usuário a entender como se configuram as relações de produção, abastecimento, comercialização e consumo na cidade de Belém e região.

Plataforma interativa

Relatórios Técnicos

 

Políticas Públicas de Agricultura Urbana

Esta plataforma desenvolvida pelo Instituto Escolhas apresenta 100 iniciativas de governos locais direcionadas ao fortalecimento da agricultura urbana. Aqui, é possível navegar pelas diferentes políticas adotadas pelos municípios e conhecer seus objetivos e instrumentos de implementação. Também são apresentadas informações detalhadas sobre as experiências de fomento a hortas urbanas das cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.

Plataforma interativa
Relatório Técnico

RATING ESG: o socioambiental vem primeiro

O Instituto Escolhas desenvolveu uma ferramenta inovadora para que bancos e fundos de investimentos possam, definitivamente, decidir seus investimentos levando em consideração os aspectos ambientais e sociais. Mais abrangente e preciso, o RATING ESG dá ênfase inédita a esses aspectos, fazendo com que recebam o devido peso na alocação de recursos pelas instituições financeiras. A ferramenta também facilita a diferenciação entre iniciativas realmente comprometidas com os desejáveis critérios ESG e aquelas que apenas adotam procedimentos superficiais – o já famoso greenwashing.

Sumário Executivo 
Relatório Técnico 

Blockchain, rastreabilidade e monitoramento para o ouro brasileiro

Com a implementação de um sistema capaz de atestar a origem do ouro, o país contaria com uma ferramenta robusta para otimizar as ações de fiscalização e frear o comércio ilegal, aumentando a transparência em todo o setor. O Instituto Escolhas debruçou-se sobre as dinâmicas desse mercado para entender as lacunas institucionais e regulatórias que impedem um maior controle da sua cadeia produtiva. O resultado é um inovador sistema de rastreabilidade e monitoramento para o ouro brasileiro, que usa a tecnologia blockchain e o recurso das marcações moleculares.

Proposta
Relatório Técnico

Para uma transição energética justa: o Selo RenovaBio Social

A transição energética consolida-se no mundo, e o Brasil é um país importante nesse processo, dado o seu alto potencial energético renovável, incluindo a já estabelecida produção de biocombustíveis. É nesse contexto que foi criada – em parceria com o Programa de Energia para o Brasil (BEP) do governo britânico – esta proposta para o Selo RenovaBio Social, uma certificação social no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).
Sumário Executivo 
Relatório Técnico

 

Como o Agro brasileiro se beneficia do desmatamento?

Utilizando uma combinação inédita de análise econométrica e espacial, este estudo apresenta o efeito isolado do desmatamento sobre o preço da terra e das commodities. Também propõe um debate sobre os motivos que mantêm a incorporação de novas áreas no topo das estratégias utilizadas pela agropecuária brasileira para aumentar sua produção.

Sumário Executivo
Relatório Técnico
Dados Abertos

 

Raio X do ouro: mais de 200 toneladas podem ser ilegais

Este estudo foi realizado a partir do cruzamento de diversas bases de dados que relacionam as autorizações para a extração de ouro, os registros de comercialização, as áreas onde há indícios de extração, as exportações e as empresas envolvidas nas operações. Com detalhes, ele mostra que 229 toneladas de ouro com indícios de ilegalidade foram comercializadas no Brasil entre 2015 e 2020 e apenas cinco empresas foram responsáveis por um terço desse volume, comprando ouro de garimpos na Amazônia e contaminando mercados internacionais.

Relatório Técnico
Onepage 2021

A insustentável leveza dos “jabutis”: Impactos da privatização da Eletrobras no setor elétrico brasileiro

O estudo desenvolvido pelo Instituto Escolhas em parceria com a Escopo Energia, avalia aos efeitos da privatização da Eletrobras – autorizada pelo Congresso Nacional em julho deste ano – com foco nos  “jabutis”, incluídos no texto legal, com maiores implicações sobre o setor energético: contratação obrigatória de termelétricas a gás natural, em regiões específicas; flexibilizações para a construção do Linhão de Tucuruí; novas concessões para hidrelétricas incluídas no regime de cotas; reserva de mercado para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); e extensão do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Sumário Executivo 
Relatório Técnico

Créditos de carbono em concessões florestais: quanto o Brasil pode ganhar mantendo a floresta em pé?

Estudo realizado pelo Instituto Escolhas em parceria com o Instituo Arapyaú, quantifica o potencial de geração de créditos de carbono de projetos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento ou Degradação Florestal) e de reflorestamento nas concessões florestais brasileiras.
Plataforma Interativa

Relatório Técnico 

Biogás: energia limpa para a Amazônia

Este estudo inédito, idealizado pelo Instituto Escolhas e realizado em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER), revela o potencial de produção de biogás em todos os estados da Amazônia, aproveitando os resíduos sólidos urbanos – o lixo coletado pelos municípios – e os resíduos da piscicultura e da produção de farinha de mandioca, que são atividades importantes da bioeconomia da Amazônia.

Sumário Executivo 

Relatório Técnico

Como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes podem ajudar o governo a gastar menos?

Estudo inédito desenvolvido pelo Instituto Escolhas mostra como a compra de aparelhos de ar-condicionado e geladeiras adequados aos padrões internacionais de eficiência energética poderia trazer uma economia importante aos gastos públicos federais e do estado de São Paulo. Como revelam os resultados do estudo, recursos financeiros aplicados em consonância com os princípios da sustentabilidade podem gerar, também, ganhos ambientais e sociais significativos.

Sumário Executivo 

Relatório Técnico