fbpx
A insustentável leveza dos “jabutis”: Impactos da privatização da Eletrobras no setor elétrico brasileiro

O estudo desenvolvido pelo Instituto Escolhas em parceria com a Escopo Energia, avalia aos efeitos da privatização da Eletrobras – autorizada pelo Congresso Nacional em julho deste ano – com foco nos  “jabutis”, incluídos no texto legal, com maiores implicações sobre o setor energético: contratação obrigatória de termelétricas a gás natural, em regiões específicas; flexibilizações para a construção do Linhão de Tucuruí; novas concessões para hidrelétricas incluídas no regime de cotas; reserva de mercado para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); e extensão do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Sumário Executivo 
Relatório Técnico

Créditos de carbono em concessões florestais: quanto o Brasil pode ganhar mantendo a floresta em pé?

Estudo realizado pelo Instituto Escolhas em parceria com o Instituo Arapyaú, quantifica o potencial de geração de créditos de carbono de projetos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento ou Degradação Florestal) e de reflorestamento nas concessões florestais brasileiras.
Plataforma Interativa

Relatório Técnico 

Biogás: energia limpa para a Amazônia

Este estudo inédito, idealizado pelo Instituto Escolhas e realizado em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER), revela o potencial de produção de biogás em todos os estados da Amazônia, aproveitando os resíduos sólidos urbanos – o lixo coletado pelos municípios – e os resíduos da piscicultura e da produção de farinha de mandioca, que são atividades importantes da bioeconomia da Amazônia.

Sumário Executivo 

Relatório Técnico

Como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes podem ajudar o governo a gastar menos?

Estudo inédito desenvolvido pelo Instituto Escolhas mostra como a compra de aparelhos de ar-condicionado e geladeiras adequados aos padrões internacionais de eficiência energética poderia trazer uma economia importante aos gastos públicos federais e do estado de São Paulo. Como revelam os resultados do estudo, recursos financeiros aplicados em consonância com os princípios da sustentabilidade podem gerar, também, ganhos ambientais e sociais significativos.

Sumário Executivo 

Relatório Técnico 

Além dos alimentos: a contribuição da agricultura urbana para o bem-estar na metrópole de São Paulo

Estudo realizado pelo Instituto Escolhas em parceria com a Iniciativa TEEB AgriFood do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mostra como a expansão da metrópole sobre áreas  de florestas e agricultura impacta o bem-estar dos  seus moradores e como a agricultura sustentável pode contribuir para melhorar as condições de vida na região.

Sumário Executivo

Relatório Técnico 

Como incluir o meio ambiente na matemática dos negócios?

Realizado pelo Instituto Escolhas, estudo mostra como adicionar os custos ambientais na matemática dos negócios do setor elétrico, dando a real dimensão da rentabilidade das usinas para que os investimentos sejam priorizados sem onerar essa e as gerações futuras. Para demonstrar como isso é possível, foram utilizados os mesmos modelos econômico-financeiros adotados pelo mercado e incluídos em seus fluxos de caixa os custos dos impactos ambientais de usinas hidrelétricas na Amazônia, termelétricas a gás natural e a óleo combustível, eólicas e solares fotovoltaicas e avaliada a nova rentabilidade financeira desses projetos.

Sumário Executivo

Relatório Técnico

O que você ganha com uma geladeira que consome menos energia?

O estudo idealizado pelo Instituto Escolhas traz dados inéditos sobre o quanto o consumidor brasileiro pode economizar nas contas de energia com geladeiras mais eficientes, seguindo a referência internacional recomendada pelo Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (Unep). O documento serve também de subsídio para a consulta pública do Inmetro sobre geladeiras, aberta até a última semana de maio de 2021.

Sumário Executivo
Relatório Técnico
Apresentação

Matriz de Riscos: um caminho para os bancos incorporarem o meio ambiente em seus financiamentos

Estudo realizado pelo Instituto Escolhas propõe uma matriz de riscos ambientais, trazendo critérios objetivos para serem incorporados pelas instituições financeiras em suas avaliações de risco para novos financiamentos para usinas hidrelétricas, termelétricas a gás natural e eólicas. O estudo serve como um guia, para apoiar essas instituições nas decisões sobre rejeitar ou aceitar um novo financiamento, além de suas condições, para que eles estejam alinhados com a preservação ambiental e com o combate à crise climática.
Sumário Executivo
Relatório Técnico
Apresentação

Áreas protegidas ou áreas ameaçadas? A incessante busca pelo ouro em Terras Indígenas e Unidades de Conservação na Amazônia

Realizado pelo Instituto Escolhas, estudo aponta que mais de 6 milhões de hectares em Terras Indígenas ou Unidades de Conservação estão ameaçados pela busca do ouro na Amazônia Legal. O documento faz uma análise sobre os pedidos de pesquisa (requerimentos e autorizações) para o ouro registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM), e que indicam o interesse pela mineração nessas áreas.

Sumário Executivo
Relatório

Destravando a agenda da Bioeconomia: Soluções para impulsionar o uso sustentável dos recursos genéticos e conhecimento tradicional associado no Brasil

Idealizado pelo Instituto Escolhas e realizado em parceria com o escritório Nascimento&Mourão Advogados, o estudo faz uma análise da Lei da Biodiversidade (13.123/2015) e das principais dificuldades enfrentadas por pesquisadores, empreendedores e comunidades tradicionais para estudar e desenvolver produtos a partir dos componentes da sociobiodiversidade brasileira. Além de mapear os entraves existentes, o estudo propõe soluções para, dentre outros aspectos, mitigar a insegurança jurídica, destravar investimentos e aumentar a participação de comunitários no sistema de acesso e repartição de benefícios oriundos do uso do patrimônio genético brasileiro e dos conhecimentos tradicionais a ele associados. O documento faz parte da agenda Escolhas para destravar a bioeconomia no país.
Sumário Executivo
Relatório
Manual da Lei da Biodiversidade

 

Qual o real impacto socioeconômico da exploração de ouro e diamantes na Amazônia?

Realizado pelo Instituto Escolhas, o estudo aborda a extração de ouro e diamantes com base em indicadores de saúde, educação e PIB per capita dos municípios amazônicos. O documento mostra que essas atividades não trazem benefícios de médio e longo prazo para o desenvolvimento local. No caso do PIB per capita, por exemplo, cinco anos seria o período máximo de duração dos seus impactos nos municípios da Amazônia Legal.
Sumário Executivo
Relatório Técnico
Apresentação

Biogás na Amazônia: energia para mover a bioeconomia

Estudo realizado pelo Instituto Escolhas em parceria com o CIBiogás, apresenta o potencial de geração de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos e da piscicultura em quatro estados da Amazônia: Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. O documento aponta que o biogás teria potencial para gerar eletricidade suficiente para atender 107 mil residências e beneficiar 429 mil pessoas, se colocando como uma alternativa para os gargalos energéticos da região, além de impulsionar a economia da floresta.

Sumário Executivo
Relatório Técnico
Apresentação