Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

14 junho 2021

1 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Contribuições do Instituto Escolhas para a Consulta Pública 86/2021, do Banco Central, sobre a divulgação de informações ambientais, sociais e climáticas pelas instituições financeiras

O Instituto Escolhas já enviou suas contribuições para melhorar a proposta do Banco Central sobre como as instituições financeiras devem divulgar informações sobre as questões sociais, ambientais e climáticas das suas operações. Veja, abaixo, o que o Escolhas espera que seja cobrado dessas instituições:

1) divulgação obrigatória de todas as informações sobre os aspectos sociais, ambientais e climáticos dos financiamentos, incluindo indicadores quantitativos.

2) divulgação de todas as operações negadas por conterem algum risco social, ambiental ou climático ou violações, como trabalho escravo e infantil.

3) divulgação de metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos financiamentos, até que sejam zeradas, por exemplo, retirando recursos de energias fósseis ou projetos associados ao desmatamento.

4) divulgação de metas para reduzir os riscos ambientais e sociais dos financiamentos.

5) divulgação de metas para aumentar os financiamentos para projetos com impacto positivo do ponto de vista social, ambiental e do clima, como os de energias renováveis.

Para ver as contribuições na íntegra, clique aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas