Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

21 dezembro 2016

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Estudo mostra disposição de cidadão em pagar para reduzir emissões

Estudo foi apresentado na lançamento do Programa de Bolsas da Cátedra do Escolhas

Se a redução de emissões de gases de efeito estufa depender de pagamento voluntário da população, dificilmente ela acontecerá, mesmo em um país reconhecido como um dos mais preocupados com as questões ambientais como a Alemanha.  Essa é uma das conclusões possíveis de um estudo realizado pelo pesquisador Timo Goeschl, da Universidade de Heildelberg, e apresentado na semana passada, durante o lançamento do Programa de Bolsas de Estudo da Cátedra Economia e Meio Ambiente do Instituto Escolhas, em Foz de Iguaçu (Paraná), durante o 38º Encontro Brasileiro de Econometria.

A pesquisa foi realizada com cidadãos alemães inscritos no site da YouGov, empresa líder internacional de pesquisa de mercado via internet, com operações na Europa, América do Norte, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. No experimento, as pessoas eram convidadas a participar da pesquisa sobre aquecimento glogal e receber um prêmio em dinheiro. Esse prêmio, porém, poderia ser convertido em doação para comprar direito de emissões no mercado de carbono, colaborando para a redução de emissões.

Das 2.440 pessoas que responderam à pesquisa, 85 foram excluídas por problemas nas resposatas, 382 aceitaram doar para a redução de emissões e 2.058 preferiram receber o dinheiro. Há um resultado forte entre nível educacional e disposição a fazer a doação. Numa leitura simples isto poderia sugerir que o aumento do nível educacional seria a solução para um comportamento mais pró meio ambiente. Porém como nível educacional e informação costumam estar relacionados, é difícil dizer se o estudo está captando um efeito do nível de escolaridade ou do nível de informação das pessoas. Se é o nível de informação que gera este resultado, uma boa política poderia ser aumentar a informação disponível sobre mudanças climáticas.

Por outro lado, Goeschl observou que os que pagaram pelas reduções não são tão sensíveis ao preço. Ou seja, para quem está disposto a contribuir, o preço não é tão importante. “Isso não significa que quem preferiu o dinheiro não queira participar, talvez prefira fazer outras coisas. Na Alemanha, há várias políticas voltadas para a redução de emissões e pode ser que as pessoas saibam disso e, por esse motivo, não queiram pagar”, disse o pesquisador.

O Programa de Bolsas de Estudo tem como finalidade incentivar a formação de profissionais que desenvolvam pensamento crítico e pesquisa de excelência sobre as questões socioambientais contemporâneas, a partir da abordagem das ciências econômicas e mediante a concessão de bolsas a alunos de mestrado e doutorado com destacado empenho acadêmico. O Escolhas também poderá proporcionar, para os interessados, o contato com professores-pesquisadores da Cátedra e com gestores e especialistas dedicados ao tema ambiental. Além disso, os bolsistas terão preferência para inscrição nos cursos ofertados no âmbito da Cátedra Escolhas. Confira o edital completo aqui.

As inscrições para as bolsas devem ser feitas pelo e-mail: institucional@escolhasemail.org, e estarão abertas entre 16 de dezembro de 2016 e 3 de fevereiro de 2017.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas