Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

29 janeiro 2021

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Edição 2021 do Programa de Bolsas Cátedra Escolhas encerra edital com número recorde de inscrições

Divulgação dos aprovados acontece na primeira semana de março

Com as inscrições encerradas no dia 25 de janeiro, o 5º edital para o Programa Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente atingiu número recorde de inscritos. As bolsas de estudo são destinadas a alunos da pós-graduação em economia que estejam seguindo pesquisa em temas como bioeconomia, mineração, agricultura, florestas, água, cidades, entre outros. 

“Para nós, do Escolhas, é extremamente recompensador ver que o número de inscrições para a Cátedra vem aumentando ano a ano. O campo de estudo a que a bolsa se destina é extremamente restrito e esse é exatamente o motivo de termos iniciado o programa, ainda em 2016: incentivar que mais pós-graduandos em economia optem por estudar questões ambientais”, comenta Jaqueline Ferreira, gerente de Projetos e Produtos do Escolhas.

Mais de 40 alunos de mestrado ou doutorado de diferentes partes do país participaram da seleção 2021, que terá seu resultado divulgado no início de março. Em comparação ao primeiro ano de edital, os inscritos quase dobraram. Agora, os alunos que apresentaram projetos aptos a concorrerem à bolsa de estudos passarão por uma banca avaliadora para selecionar os projetos. No início de março,  todos conhecerão os novos bolsistas da Cátedra Escolhas e Economia e Meio Ambiente e seus temas de pesquisa. 

Para Teresa Rossi, coordenadora de Projetos e Produtos do Escolhas, o aumento no número de inscritos deixa evidente como a interface entre economia e meio ambiente tem ganhado protagonismo para o avanço de soluções sustentáveis no Brasil. “Estamos cientes das dificuldades que a pandemia acarretou para grande parte dos alunos, com muitos cursos sendo interrompidos e alunos abrindo mão dos estudos para buscar trabalho. Por isso estávamos preparados para receber menos inscrições do que em anos anteriores, mas o número de inscritos superou as nossas expectativas. Isso indica que os temas ambientais estão ganhando espaço nos currículos dos cursos de economia e despertando o interesse de cada vez mais alunos da disciplina. Estamos ansiosos para analisar os projetos, tenho certeza que neste 5º edital teremos ainda mais pesquisas com grande potencial de contribuição para a economia do país” apontou ela.    

O objetivo do Programa é contribuir para ampliar o número de pesquisadores que tratem a complexidade dos temas ambientais a partir da abordagem das ciências econômicas, estabelecendo pontes de diálogo entre diferentes saberes importantes para a superação dos dilemas inerentes aos processos de desenvolvimento do país. Desde 2016, 23 bolsistas de diversos estados do Brasil já foram beneficiados. Os estudantes selecionados receberão bolsas de R$1.800,00 e R$2.500,00 para mestrado e doutorado, respectivamente. 

Se você não conseguiu inscrever o seu projeto ou ainda não atingiu todos os pré-requisitos do edital, esperamos pela sua participação nas próximas edições. 

Quer saber mais sobre os projetos e bolsistas dos últimos editais? Acesse: https://escolhas.org/catedra/noticias-catedra/

E para conferir a série especial de Policy Briefs realizados pelos bolsistas acesse: https://escolhas.org/policy-brief/

 

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas