Texto

Energia

Notícias


Por Instituto Escolhas

19 agosto 2020

4 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Texto para Discussão lançado recentemente pelo Escolhas é tema de matéria da Agência Canal Energia

“O trabalho sugere que seria possível produzir 461,3 mil metros cúbicos de biogás por dia na Região Norte apenas com resíduos sólidos de aterros sanitários, o que equivaleria a abastecer mensalmente com energia elétrica 190 mil residências com consumo médio de 150 kWh.” Canal Energia aborda Texto para Discussão “Do lixo ao luxo: qual papel do biogás na agenda da Bioeconomia da Amazônia?”

Acesse o TD: https://cutt.ly/OftngW7

Confira matéria completa:

Estudo destaca papel do biogás na economia da Amazônia

O potencial inclui lixo urbano, esgoto, biomassa florestal e resíduos de piscicultura e de pesca artesanal

SUELI MONTENEGRO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE BRASÍLIA

O uso do biogás na produção de energia pode ser uma possível chave para destravar o processo de desenvolvimento econômico e social da Amazônia, aponta estudo realizado pelo Instituto Escolhas. O trabalho sugere que seria possível produzir 461,3 mil metros cúbicos de biogás por dia na Região Norte apenas com resíduos
sólidos de aterros sanitários, o que equivaleria a abastecer mensalmente com energia elétrica 190 mil residências com consumo médio de 150 kWh.

A estimativa é de que esse potencial possa chegar a 1,3 milhão de Nm3 (metros cúbicos normais)/dia, sem contar o valor não estimado de utilização de esgoto, biomassas florestais e resíduos de piscicultura e de pesca artesanal. O instituto analisa o papel potencial do energético e reforça a capacidade do biogás na produção
de energia limpa e como indutor da bioeconomia, especialmente nos estados do Norte.

“As possibilidades de desenvolvimento econômico e social amazônico são dificultadas por questões socioambientais que, se corretamente enfrentadas, poderiam reduzir ou até mesmo extinguir as barreiras energéticas que impedem o
melhor aproveitamento dessas potencialidades”, conclui o documento, que propõe a inclusão da fonte em políticas públicas e no planejamento energético nacional para a região e o país inteiro.

Dados da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) identificam potencial energético no Brasil capaz de suprir quase 40% da demanda doméstica de energia elétrica e 70% do consumo nacional de óleo diesel considerando o uso do biometano, que é resultado da puri????cação do biogás. O energético pode ser escoado nas mesmas redes de distribuição de gás natural, o que inclui o transporte por carretas.

As iniciativas de produção de energia elétrica a partir do biogás seguem no país a mesma lógica de outras partes do mundo, onde a produção do insumo ainda é bastante concentrada dentro de cada país, a????rma o estudo “Do lixo ao luxo: biogás na agenda da bioeconomia da Amazônia”. Metade do volume de biogás é produzido em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Amazonas é o nono colocado no ranking, com cerca de 2% do volume produzido em todo o país, ou 26,3 milhões de Nm³ anuais. Existe uma única planta de biogás no estado, instalada na capital Manaus.

“A geração de energia limpa do Biogás é a base sobre a qual vai se estruturar a cadeia de negócios da Bioeconomia na Amazônia. Um combustível produzido a partir de matéria orgânica, facilmente encontrada na floresta, e que pode transformar a questão energética na região, que hoje depende de uma complexa logística para levar óleo diesel por rios às mais isoladas cidades”, a afirma o diretor executivo do Instituto Escolhas, Sergio Leitão. Para o instituto, o biogás pode incentivar a própria reflexão sobre a crença de que o gás natural é o combustível da transição energética.

Potencial
O Brasil tem se destacado entre os países emergentes, com 521 plantas para fins energéticos em operação e volume de 1,345 bilhão de Nm³, originário de resíduos sólidos urbanos e de estações de tratamento de esgoto, segundo dados do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Há outros 15 projetos em implantação e 12 em reformulação.

Somados, todos os empreendimentos já instalados ou em instalação tem um potencial de 1,779 bi m³/ ano. O detalhe, afirma o estudo do Instituto Escolhas, é que isso representa pouco mais de 1% do potencial de produção do combustível no país, que é em torno de 84,6 bilhões de Nm³ anuais considerando apenas as tecnologias disponíveis, de acordo com a Abiogás. No ano passado, lembra o estudo, 86% do volume do biogás gerado no país foi transformado em eletricidade por 439 plantas.

 

Texto originalmente publicado em: https://canalenergia.com.br/noticias/53144331/estudo-destaca-papel-do-biogas-na-economia-da-amazonia

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas