fbpx

Sergio Leitão (Diretor Executivo)
Advogado, é fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, onde trabalhou por 10 anos. Fundador e diretor executivo do Instituto Socioambiental (ISA). Viveu em Nova Iorque por dois anos, época em que foi voluntário na Rainforest Foundation US. Foi assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) e assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/RJ. Iniciou sua carreira como assessor para temas sociais da Arquidiocese de Fortaleza, quando trabalhou com o Cardeal Aloisio Lorscheider. Natural de Crateús (CE), é pai de duas filhas e hoje vive em São Paulo.


Jaqueline Ferreira (Gerente de Portfólio)
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestre e doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora convidada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz -EPSJV/Fiocruz em projetos de pesquisa sobre saúde em territórios da reforma agrária, participando da coordenação de cursos de saúde ambiental e técnico em meio ambiente para a população do campo na instituição. Como consultora da Gestão de Interesse Público Pesquisa e Consultoria – GIP trabalhou em projetos de fortalecimento institucional – planejamentos, mapeamentos, pesquisas e avaliações – de organizações da sociedade civil no campo da educação e do desenvolvimento sustentável.


Larissa Rodrigues (Gerente de Portfólio)
Doutora e mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Belas Artes. Foi coordenadora da equipe de Pesquisas e Investigações do Greenpeace Brasil, além de campaigner para Clima e Energia. Tem sólida experiência com clima, energia e florestas. Participou de projetos com organizações internacionais, universidades e setor privado nas áreas de regulação e modelagem de sistemas energéticos. Iniciou carreira na equipe de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), atuando nas negociações para acordos internacionais de comércio.


Juliana Siqueira-Gay (Gerente de Projetos)

Engenheira ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela mesma instituição com intercâmbio na Leibniz Universität Hannover (LUH), Alemanha. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com período de estadia na School of Earth and Environmental Sciences e no Centre for Biodiversity and Conservation Science da University of Queensland (UQ), Austrália. Juntamente com diferentes grupos de pesquisa, especialistas e membros do terceiro setor, desenvolveu projetos de pesquisa e consultoria na área de avaliação de impactos ambientais de políticas, planos e projetos, com enfoque na formulação de cenários relevantes para tomada de decisão de políticas públicas mais sustentáveis.



Camilla Guimarães (Coordenadora de Projetos)

Doutoranda em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento com concentração em Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – UFPA. E graduação em administração de empresas. Participou do curso Global Social Enterprise pela Universidade de Yale. Atuou na execução e coordenação de pesquisa sobre o fortalecimento Institucional e Qualificação da Gestão Municipal, plataformas digitais de negócios para a sustentabilidade, desperdício de alimentos sob a perspectiva da economia circular.



Caroline Caldas (Coordenadora de Projetos)

Cientista Política, pesquisadora de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFBA, Advogada com experiência corporativa em áreas de incorporação imobiliária e óleo e gás. É  mestre e doutora em Ciência Política pelo PPGCP pela UFF/RJ. Participou de pesquisas para o Instituto Update sobre o movimento de renovação política das eleições regionais de 2020 no Brasil e sobre os discursos anti-racistas proferidos no Congresso Nacional com Teun van Dijk. Se dedica e tem interesse em investigações empíricas com abordagem qualitativa sobre os direitos humanos em suas dimensões políticas, judiciais e econômicas. É pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS), ao Núcleo de Estudos das Violências do Direito (NUVID) e de forma voluntária ao Business & Human Rights Resource Centre (BHRRC).



Júlia Garcia (Coordenadora de Projetos)

Graduada e mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, onde desenvolveu ferramentas de pesquisa social para a área de geografias interseccionais. Larga experiência em desenvolvimento de projetos sociais e ambientais. Atuou por mais de 10 anos com consultoria nas áreas de Meio Ambiente, Diagnóstico Socioeconômico de Comunidades Tradicionais. Também focada em Assistência Técnica e Extensão Rural, com experiência acumulada em anos de trabalho com Assentamentos de Reforma Agrária, voltado para processos de Transição Agroecológica.


Patrícia Pinheiro (Coordenadora de Projetos)

Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia na Universidade Federal da Paraíba e no PPGAnt da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), com doutorado sanduíche na Universidade Cheikh Anta Diop, no Senegal. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, políticas de reconhecimento em comunidades quilombolas, racismo ambiental, relações entre naturezas e culturas, uso de imagens em pesquisa etnográfica.


Stella Pieve (Coordenadora de Projetos)
Bacharel em Biologia (UFPel), mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS), doutora em Antropologia Social (UFRGS) com estágio de doutorado na Universidade Livre de Amsterdam e pós-doutoranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UFRRJ). Atuou em relatórios técnicos de levantamento etnográfico de patrimônio imaterial, socioambiental e de identificação de comunidades tradicionais, assessoria em projetos de educação social e como professora em disciplinas das ciências ambientais e sociais nos níveis fundamental, médio e superior. Como consultora da Gestão de Interesse Público – GIP trabalhou em projetos de assessoria institucional, assessoria a doadores, curadoria e facilitação de eventos, planejamento estratégico, pesquisas e mapeamento de atores para organizações do Terceiro Setor.


Rebeca Lins (Analista de Projetos)
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Direito pelo Mackenzie. Foi pesquisadora líder no Núcleo de Justiça e Constituição da FGV Direito SP, onde coordenou um projeto de pesquisa que estudou a atuação do Ministério Público em políticas públicas ambientais e de saúde. No doutorado, estuda os temas da avaliação de impacto ambiental e o licenciamento ambiental. Também possui experiência em advocacy no Terceiro Setor.


Vitória Leão (Analista de Projetos)
Pesquisadora em agricultura de base familiar e seus arranjos no mercado de alimentos e nos territórios. Com formação em gestão ambiental (ESALQ/USP) e mestrado Interdisciplinar em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP), cursa atualmente Pós Graduação em Sociologia (FESPSP). Realiza e participa de projetos que conjugam aspectos sociais, ambientais e econômicos da produção, comercialização e do consumo de alimentos em regiões de urbanização acentuada e suas implicações na elaboração de discursos, políticas públicas e marcos regulatórios.


 

 

Gisela Cordeiro (Gerente de Processos Institucionais)
Economista de formação, dedicou a primeira parte de sua vida profissional a áreas estratégicas de Finanças em grandes multinacionais como Unilever, Alcoa e Diageo. Posteriormente ingressou no Terceiro Setor, dando novo foco a seu trabalho, promovendo um interessante intercâmbio entre a experiência adquirida no setor privado e a realidade do Terceiro Setor. Desde então, vem consolidando sua atuação em Finanças e de Gestão em organizações como IDIS, Instituto Rukha, Junior Achievement, Arapyaú e Instituto Serrapilheira.


 

Janice Aniceto (Analista Financeira)
Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Psicologia Organizacional, com longa trajetória em empresa multinacional de grande porte onde atuou nas áreas financeira, comercial e logística, o que lhe trouxe uma visão abrangente dos diferentes interesses nos objetivos da companhia. Trabalhou ainda em consultoria e reestruturação de pequenos negócios e agora traz seu conhecimento para a administração do terceiro setor. 


 


Augusto Oliveira (Assistente Financeiro)
Estudante de Ciências Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, atuou no grupo Rotaract Club durante três anos, como diretor de Imagem Pública e diretor do Quadro de Associados (DQA). Neste período, trabalhou para a melhoria da comunidade de sua cidade natal, Cláudio (MG), buscando contribuir para o funcionamento de creches, asilos, e outras organizações de assistência a pessoas em vulnerabilidade.


Salete Cangussu (Gerente de Comunicação Estratégica)
Formada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP). Jornalista com trabalhos nos setores público e privado nas áreas de assessoria de comunicação e imprensa, gerenciamento de crise; estratégias de comunicação e produção de conteúdo, com atuação em cargos de chefia. Entre as empresas e instituições: Light S.A., Sabesp, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e veículos de comunicação como Rede Globo, Tv Cultura e Rede Bandeirantes de rádio e TV.

Cinthia Sento Sé (Gerente de Comunicação de Projetos)
Jornalista, é pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo e mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia. Como consultora, estruturou frentes de Comunicação em diversas organizações sociais, especialmente aquelas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o direito à educação, como o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa e a iniciativa Muká Plataforma Agroecológica. Antes disso, foi Gerente de Articulação do GIFE-Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e trabalhou como Especialista em Comunicação no Escritório Zonal do UNICEF em São Paulo.

Gabriela Matos (Analista de Comunicação de Projetos)
Formada em Relações Públicas pela Fecap (SP), iniciou carreira estagiando em uma empresa da área de cosméticos, mas logo ingressou no Terceiro Setor. Trabalhou no ISMART, contribuindo para estruturação da área e atuando com organização de eventos e gestão de redes sociais.