Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

12 dezembro 2017

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Escolhas lança Programa de Bolsas em 39º Encontro Brasileiro de Econometria

Instituto lançará segundo edital de programa da Cátedra para doutorado e mestrado em economia e meio ambiente

O Instituto Escolhas lança, no próximo dia 14 de dezembro, o segundo edital do Programa de Bolsas para mestrado e doutorado durante o 39º Encontro Brasileiro de Econometria, em Natal (RN), promovido pela Sociedade Brasileira de Econometria (SBE). O programa faz parte da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, iniciativa do Escolhas em parceria com o Insper, que tem como objetivo contribuir para aumentar a formação e pesquisa nessas áreas, buscando ampliar o número de pesquisadores que aliem questões socioambientais à abordagem das ciências econômicas, estabelecendo pontes de diálogo entre diferentes saberes importantes para a superação dos dilemas inerentes aos processos de desenvolvimento do país.

Para marcar a ocasião, será realizada uma Sessão Especial Instituto Escolhas, da qual participam Sergio Leitão, diretor executivo do Escolhas, Claudio Lucinda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), e Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, convidados pelo instituto para debater o papel do sistema tributário dentro do contexto de economia e meio ambiente. Economista pela Universidade de São Paulo (USP), Appy é membro do Conselho do Instituto Escolhas e orientou o estudo Impactos Econômicos e Sociais da Tributação do Carbono no Brasil, desenvolvido pelo Escolhas em 2015, que traz uma alternativa de adoção de uma Taxa de Carbono de U$ 36/tCO2e sobre os combustíveis fósseis no Brasil, focado na manutenção da neutralidade tributária.

Confira a programação completa do evento aqui. Para se inscrever, basta acessar: http://www.sbe.org.br/inscries-39ebe

Programa de Bolsas

O Programa de Bolsas de Estudo tem como finalidade incentivar a formação de profissionais que desenvolvam pensamento crítico e pesquisa de excelência sobre as questões socioambientais contemporâneas, a partir da abordagem das ciências econômicas e mediante a concessão de bolsas a alunos de mestrado e doutorado com destacado empenho acadêmico.

O processo de seleção para a segunda edição do Programa de Bolsas é realizado em duas etapas, sendo a primeira a inscrição no programa e a segunda etapa de realização de análise dos projetos de pesquisas, desempenho acadêmico, currículo e demonstração de interesse. Os candidatos às bolsas podem desenvolver seus trabalhos com temas voltados à agricultura, água, cidades, economia de baixo carbono, energia, florestas, riscos socioambientais do sistema financeiro e valoração de serviços ambientais, entre outros.

O primeiro edital do programa foi lançado durante o 38º Encontro Brasileiro de Econometria, no ano passado em Foz do Iguaçu, e selecionou quatro estudantes que estão desenvolvendo projetos nas áreas de mobilidade urbana, combustíveis, produtividade agrícola e água virtual. Bruno Santos, da Universidade de São Paulo (USP), elaborou a pesquisa Mudanças Climáticas no Brasil: Efeitos Sistêmicos sobre a Economia Brasileira Provenientes de Alterações na Produtividade Agrícola, com o objetivo de medir os impactos econômicos na produtividade agrícola. Outro trabalho voltado para a área agrícola é o de Jaquelini Gelain, da Esalq/USP, que propõe a Análise do Custo-benefício da Exportação de Água Virtual no Setor Agropecuário Brasileiro, ou seja, a água utilizada de forma direta ou indireta na produção de algum bem ou serviço.

Os outros projetos, mais voltados às questões das cidades, são elaborados por Ricardo Campante Vale, da USP Ribeirão Preto, que pretende calcular o custo da imobilidade urbana em São Paulo, e Roberto Amaral, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), com o projeto Veículos Movidos a Gás Natural no Brasil: Consequências para o Mercado de Combustíveis, com a finalidade de avaliar a queda de demanda de outros combustíveis e o impacto que isso causa na economia.

Para participar do segundo edital, é preciso enviar a documentação necessária para: institucional@escolhasemail.org. As inscrições poderão ser realizadas até 4 de fevereiro de 2018. Confira aqui o edital completo e faça sua inscrição.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas