EN | PT
Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

05 abril 2020

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Lançamento da série de Policy Briefs de bolsistas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente aborda o efeito das mudanças climáticas na produção agrícola

Primeiro trabalho, assinado por Bruno Santos Souza, mostra impactos econômicos ao analisar culturas que representam 82% da agricultura do País

As perdas econômicas totais sobre a economia brasileira poderão representar mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), com as mudanças climáticas projetadas para as regiões brasileiras. Esse é um dos resultados do primeiro Policy Brief da série dedicada aos bolsistas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente. Com o título “Mudanças Climáticas no Brasil: efeitos sistêmicos sob cenários de incerteza”, o autor Bruno Santos de Souza aponta como as alterações do clima afetam a produtividade agrícola brasileira e como podem impactar a economia. O documento foi elaborado a partir da tese, defendida por Bruno, no Programa de Pós-Graduação em Economia do Departamento de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em 2018.

O estudo analisa os efeitos sobre a produtividade da soja, cana-de-açúcar, milho, feijão, café e laranja entre 2020 e 2100 – culturas que representam cerca de 82% da produção agrícola do país – e apresenta cenários otimistas e pessimistas sobre a emissão de gases de efeito estufa (GEE).  Nas recomendações, estratégias de políticas públicas podem ser implementadas no curto prazo capazes de minimizar a emissão de carbono; a variabilidade de culturas agrícolas, o engajamento governamental deliberado em ações conjuntas entre agricultura e meio ambiente e entre outras.

“Espero que esse Policy Brief consiga transmitir as principais ideias acerca da minha motivação e dos resultados que encontrei”, afirma Bruno. Ele ressalta ainda a importância do programa de bolsas do Escolhas para desenvolver o trabalho que já foi apresentado em três congressos internacionais e dois nacionais. “A Cátedra foi muito importante para gerar a inspiração necessária para desenvolver o tema de pesquisa relacionado às mudanças climáticas e a economia brasileira.”

Ao longo do ano, o Escolhas vai lançar mais cinco Policy Briefs elaborados por bolsistas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente.

Série bolsistas:

“Mudanças Climáticas no Brasil: efeitos sistêmicos sob cenários de incerteza”

 

Sobre a Cátedra

A Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente conta com o patrocínio do Itaú. A iniciativa contempla o Programa de Bolsas Cátedra Escolhas, que oferece bolsas de mestrado e doutorado para estudantes de pós-graduação interessados em estudar Economia em sua interface com o Meio Ambiente. Conheça os bolsistas e os trabalhos desenvolvidos por eles nas redes sociais do Instituto Escolhas.

Desde 2016, a Cátedra já beneficiou 23 bolsistas de diversos estados do Brasil, sendo que dez já defenderam a tese.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas