fbpx

 

Angra 3: vale quanto custa?

Este Texto para Discussão (TD)  é uma realização do Instituto Escolhas que, a partir de um compilado de dados, propõe uma reflexão sobre investimentos e retornos na construção Usina Nuclear Angra 3 (RJ).

 

 

 

 

Energia elétrica do futuro:  qual o lugar do gás na Terra do Sol e do Vento?

O segundo TD Escolhas analisa o papel do gás na expansão elétrica brasileira e traz para discussão a interação com outras fontes disponíveis no país, sobretudo as renováveis, como solar e eólica.

 

 

 

 

O terceiro Texto para Discussão “Do lixo ao luxo: biogás na agenda da Bioeconomia da Amazônia” mostra como o biogás se apresenta como uma das possibilidades de se fazer luxo do lixo e alavancar a Bioeconomia da Amazônia, por ser um combustível produzido a partir de matéria orgânica, facilmente encontrada na floresta e pode transformar a questão energética na região, que depende de uma complexa logística para levar óleo diesel por rios às mais isoladas cidades.

 

 

 

 

 

O quarto TD Escolhas “A nova corrida do ouro na Amazônia – Onde garimpeiros, instituições financeiras e falta de controle se encontram e avançam sobre a floresta” analisa e mostra números da expansão do garimpo na Amazônia, o ouro de origem ilegal, o desmatamento e o crescente aumento da demanda por ativos financeiros mais seguros, em um momento de forte crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Idealizado pelo Instituto Escolhas, o TD foi elaborado pela jornalista e pesquisadora, Marta Salomon.

 

 

 

 

O desafio de equilibrar saúde, economia e ainda garantir conforto térmico para a população é o tema do Texto para Discussão número 5:  “Há algo de novo no ar: os desafios da climatização no pós-pandemia”.  O documento traz a análise de representantes de diversos setores sobre os desafios de ter um ar-condicionado em casa, quando notícias mostram que a presença de pessoas em locais fechados com o uso do aparelho foi um dos principais disseminadores do vírus da Covid-19.