fbpx

Vem aí a nova edição da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente!

A partir de 2022, o programa de bolsas do Instituto Escolhas será exclusivo para estudantes da Amazônia Legal

 

Na próxima terça-feira, dia 23, o Instituto Escolhas abre inscrições para a sexta edição da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, único programa de bolsas do país com foco na inter-relação entre as ciências econômicas e a agenda socioambiental. Desta vez, o edital será voltado para pesquisadores no início do mestrado e receberá candidaturas apenas de estudantes provenientes da Amazônia Legal, prioritariamente indígenas e afrodescendentes.

“A decisão de priorizar pessoas oriundas da Amazônia está articulada à busca pela descentralização da produção acadêmica e à valorização de pesquisadores daquele território”, explica Patrícia Pinheiro, coordenadora do programa.

Ela ressalta que a proposta da Cátedra segue a mesma: atuar na interface entre teorias e ferramentas econômicas e as questões socioambientais contemporâneas. “O objetivo é fomentar a atuação de profissionais nesse campo, assim como o desenvolvimento de pesquisas de excelência para subsidiar ações públicas e privadas relacionadas à transição para uma economia de baixo carbono”, completa.

 

Apoio essencial

Desde sua criação em 2016, a Cátedra Escolhas já concedeu 31 bolsas de mestrado e doutorado. Para a maior parte dos pesquisadores, o apoio foi fundamental para assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

“É um grande desafio conciliar esforços em torno da pesquisa de qualidade, das necessidades pessoais e do desenvolvimento profissional, e a bolsa é o melhor instrumento de apoio nesta fase”, afirma Ludgero Barros, bolsista e doutorando da UFPA.

Gabriela Mota, mestre em Economia pela Esalq/USP, foi bolsista da Cátedra Escolhas em 2018 e recebeu apoio do Instituto para participar da 20th Global Conference on Environmental Taxation (GCET20), realizada em Chipre, onde concorreu ao Young Researcher Award.  “A bolsa de estudos foi essencial para minha dedicação integral ao mestrado e ao desenvolvimento da minha dissertação, que envolvia um tema interdisciplinar e complexo”, lembra Gabriela, que agora se prepara para o doutorado.

Se você tem interesse na Cátedra ou conhece alguém que pode se interessar, fique atento ou atenta às redes sociais do Instituto Escolhas para não perder o lançamento do novo edital.